decorao_ambiente_iluminao-fachada1_thumb.jpg

Iluminar a área externa, é valorizar cenários, para tanto requer estudo detalhado e cuidado desde a preparação do solo para passagem da fiação até a escolha de luminárias e lâmpadas específicas para ambientes externos. A iluminação valoriza o ambiente e a edificação, além de destacar detalhes e elementos importantes.

Uma iluminação adequada, torna o espaço ainda mais atraente e aconchegante para os momentos de descontração com os amigos e familiares. Balizadores, luminárias embutidas no solo, postinhos e arandelas se adequam a diferentes projetos e efeitos, ajudando a destacar determinadas plantas e áreas do jardim. O ideal é que o projeto paisagístico e de iluminação sejam desenvolvidos juntos, trazendo harmonia e valorização do espaço.

Iluminação de fachadas e jardins

Ambiente – Iluminação – O arquiteto Guilherme Torres destaca a fachada desta casa em Londrina, PR, com a iluminação. Os balizadores são instalados embutidos no chão com lâmpadas AR 111, a 1,20m de distância entre si. Essas mesmas luminárias também estão no piso da escada (à esquerda da porta), usadas numa versão com facho de abertura de 8° (graus), suficiente para evitar o ofuscamento. No piso da garagem as luminárias são instaladas a cada 1,50m de distância entre si.

Iluminação de fachadas e jardins

Ambiente – Iluminação – A designer de interiores Paola Ribeiro compõe a iluminação da área de lazer dessa casa construída em Mangaratiba, RJ. Os refletores de led utilizados buscam economizar energia elétrica e proporcionam uma melhor distribuição de luz. As luminárias posicionadas apenas em uma das laterais da piscina, não se voltam para o terraço, elas apresentam uma iluminação focada que clareia a água suavemente. Para evidenciar o paisagismo foram utilizadas luminárias embutidas no piso, tipo Up Light halógena.

Iluminação de fachadas e jardins

Ambiente – Iluminação – A arquiteta Estela Netto teve consultoria da Abatjour de Arte no projeto luminotécnico desta cobertura em Belo Horizonte, MG. Foram posicionadas duas arandelas no deck e duas no alto da estrutura metálica, evidenciando os pilares. Elas funcionam com lâmpadas halógenas AR 70, que apresentam fachos de luz concentrados. Na piscina, spots embutidos equipados com PAR 20.

Iluminação de fachadas e jardins

Ambiente – Iluminação – O paisagista Alex Hanazaki criou essa ambientação com led, na maioria das luminárias, deste jardim para a Mostra Black, em São Paulo. Balizadores embutidos no piso e canteiros marcam o caminho. A luz que incide indiretamente no pergolado metálico reflete no espelho-d’água. O projeto luminotécnico é de responsabilidade da conceituada Lumini que, para iluminar as árvores de grande porte, utilizou as lâmpadas de vapor metálico que têm um fluxo luminoso maior.

Fonte: Google Imagens; (+info)

 

A iluminação é o detalhe máximo da decoração.
É o que dá um toque cênico, dramático e aconchegante em qualquer ambiente. o que você acha?
Gostou das nossas inspirações de iluminação externa?

 

Curta o facebook e acompanhe o instagram! Não perca as novidades!