decoração-objeto décor-living2

Primeiro uma explicação bem simples sobre a diferença entre retrô e vintage.

O retrô é feito nos dias de hoje com inspiração no passado, por exemplo, algumas empresas de móveis e eletrodomésticos fabricam produtos que remetem às décadas de 50 e 60.

O vintage, por sua vez, é o antigo de verdade, feito no passado, “garimpados” em antiquários, feiras e lugares escondidos nas cidades ou ainda resgatados da mobília de família, são peças que voltam a ser usadas. A melhor definição para a decoração de uma casa que combina elementos vintage com ambiente contemporâneo é a “composição” de estilos.

O estilo veio para ficar, tanto na moda, quanto na decoração. A decoração Vintage e Retrô é delicada, romântica, cheia de personalidade e claro, tem muitas referências ao passado. Os ambientes são extremamente charmosos e sem muita ostentação. Não é preciso gastar muito para criar um ambiente vintage pois a riqueza fica por conta dos detalhes e objetos-chaves que são capazes de contar histórias!

Inspira-se basicamente em referências de objetos de outros tempos, para criar um novo ambiente. Este estilo não é recente, tendo sido primeiramente utilizado nas décadas de 30 e 40. Contudo, nessa altura, as épocas em que se inspiravam eram outras. Nos dias de hoje, algumas empresas de móveis e eletrodomésticos já investiram em produtos que remetem aos anos 40, 50 e 60.

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – Mini refrigerador da Brastemp e EXS Eletrodomésticos oferece a linha de refrigeradores premium, formato retrô e uma cartela de cores variadas.

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – Fogão Retrô Timer Grill da Brastemp.

Dicas para ter Estilo Vintage em casa:

      – Para criar estilo vintage, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas e aos tons apagados e neutros como o rosa antigo, dourado e branco. Garimpe objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e, claro, na casa da vovó. Também há muita opção de mobiliário com essa releitura antiga em lojas de decoração contemporânea.

      – Utilize elementos com um ar nostálgico como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos. Se este objeto tiver uma história de família por trás, fica ainda melhor!

      – Peças feitas à mão como o crochê e patchwork e retratos antigos também ajudam a compor o clima de estilo Vintage e Retrô.

      – Outra dica é fazer arranjos de flores do campo em garrafinhas de vidro ao invés de vasos.

Cuidado para não exagerar e criar um cenário do passado. Não há uma regra a seguir, mas o bom senso e equilíbrio são necessários. Uma peça vintage pode ser usada pontualmente ou então você pode colocar alguns elementos mais modernos em um ambiente onde o ar retro predomina. Assim fica mais divertido, agradável e harmonioso!

decoração-objeto décor-6

Objeto décor/ Vintage – Esses presentes são muito criativos e uteis para sua casa. Cafeteira Mocca com 2 Xícaras de Porcelana Café Fesquinho Rádio com MP3 Player Kombi Vintage Vermelha.

decoração-objeto décor-7

Saleiro e Pimenteiro Filme Fotográfico Jogo Americano e Porta-Copos Garrafa Coca-Cola Presentes Criativos – Monkey Design

Os tons claros são os preferidos neste tipo de decoração, especialmente os pastéis. Além de serem uma base ótima, que ajuda a tornar menos pesado a existência de variados objetos, dão ainda uma leveza que, combinada com a presença de flores, criam um ambiente vintage fantástico.

Este tipo de decoração, os sofás modernos não são propriamente os mais adequados. Procure sofás estilo mais antigo que, acompanhados por almofadas coloridas e que combinem com o resto das cores, serão o coração da sua sala.

Na cozinha, os móveis mais rústicos e claros são ideais, bastará juntar os tradicionais guardanapos de tecido e louças de porcelana do tempo da sua avó.

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – Os adesivos de parede também marcam época – Um living moderno com um detalhe vintage!

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – Essa ambientação destaca as características marcantes do estilo vintage: composição de pôsteres nas paredes, papel de parede, formas geométricas no tapete, cores em tons pasteis e mais.

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – Essa ambientação destaca a geladeira dentro de uma cabine de telefone estilo Londres, armários revestidos em cor natural da madeira dá a composição de um estilo refinado “estilo vintage” por Marchi Grupo.

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – Uma cozinha dos anos 40 mas funcional e prática, revestimento em laca branca e alumínio texturizado “estilo vintage” por Marchi Grupo.

Passado Atual – Estilo Vintage e Retrô

Objeto décor/ Vintage – O quarto da menina ganha mais charme e aconchego nesse estilo – Os tons claros e estampas florais ganham mais destaque com o tom amadeirado natural do piso!

decoração-objeto décor-5

Estilo Vintage e Retrô - Passado Atual

Estilo Vintage e Retrô - Passado Atual

Estilo Vintage e Retrô - Passado Atual

Estilo Vintage e Retrô - Passado Atual

Objeto décor/ Vintage – Dicas de inspiração para você acertar no estilo e deixar sua casa um charme!

 

Fonte: Google Imagens; (+info)

 

Eu adoro o estilo moderno contemporâneo, mas o Estilo Retrô tem seu charme!
E você? O que acha?

Curta o facebook e acompanhe o instagram! Não perca as novidades!