menu-mix-dicas-dw15_buffet-brise-soleil1_thumb.jpg

É a vitrine do design no Brasil, responsável por promover ações por meio de premiações de design e projetos paralelos. O objetivo do prêmio Salão Design é integrar a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design e destacar a capacidade e o talento de profissionais, estudantes e indústria. É realizado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1988 e, em 2015, chega a sua 19ª edição.

Na edição desse ano foram 15 premiações nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria; um prêmio Madeiras Alternativas; um prêmio Professor Orientador e duas menções honrosas. A etapa final foi realizada na última semana de maio, em Bento Gonçalves, RS e os jurados apontaram premiados de três nacionalidades: Brasil, Argentina e Uruguai.

As premiações merecem algumas considerações graças aos materiais escolhidos pelos participantes e as peculiaridades nas votações. Os participantes buscaram diversificar e apresentaram vários itens usando madeira em acabamento natural, o que gerou um aumento na concorrência ao Prêmio Madeiras Alternativas. O vencedor do prêmio Madeiras Alternativas, também recebeu os prémios das categoria Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro. Na categoria Sala de Estar e Jantar, o júri decidiu premiar dois projetos.

Quem não gostaria de ver, em primeira mão, algumas peça que estarão em exibição na Design Weekend? Isso mesmo, esse ano, pela primeira vez, os premiados e finalistas serão apresentados ao público em São Paulo, durante a DW! São Paulo Design Weekend, o prêmio Salão Design agrega criatividade e inovação tecnológica ao setor moveleiro por meio do design.

Relação de Premiados

Banco Sela

Categoria: Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro* | Modalidade: Profissional

Design Ricardo Graham Ferreira (Nova Friburgo, RJ)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Salão Design 2015 – Banco individual de três pés originalmente desenhado para ser usado em situações onde é necessário sentar-se e levantar-se com frequência. As peças, todas numeradas, são feitas em variadas madeiras maciças tropicais e trabalhadas com ferramentas manuais e elétricas. O assento é inteiramente modelado à mão livre.

Banco Itararé

Categoria: Móveis para Área Externa | Modalidade: Estudante

Design Tarcio Schwarz Borgo e Mairê Azevedo Ramazzina – PUC Rio (Rio de Janeiro)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Salão Design 2015 – Feito de concreto armado e madeira maciça, o banco propõe uma solução interessante que dá ao ambiente um ar mais moderno. O nome Itararé, de origem tupi-guarani, significa pedra que o rio cavou. Na verdade, pode ser usado como mesinha, banco, apoio para jarros de plantas ou até mesmo apoio para alcançar locais mais altos.

Luminária Arco

Categoria: Iluminação | Modalidade: Estudante

Design Fernanda Couto Anjos – PUC Rio (Rio de Janeiro)
Também contemplado com o prêmio Professor Orientador, para Marcelo Massaharu

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Salão Design 2015 – O conceito desse projeto é uma luminária na qual o usuário possa definir a forma e a direção da luz. A função é contribuir para a iluminação do ambiente, e, ao mesmo tempo, uma peça-chave na sua decoração. O objeto pode ser manipulado para ser pendurado na parede ou colocado sobre mesas.

Banco Sela

Categoria: Móveis para Dormitório | Modalidade: Profissional

Design: Mariana Betting Ferrarezzi e Roberto Hercowitz – Em 2 Design (Rio de Janeiro)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Salão Design 2015 – A base é feita em peças de madeira maciça e o assento formado por pele de couro natural, remetem ao universo rústico do campo.

Frida

Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Profissional

Design Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Blumenau, SC)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Salão Design 2015 – Um móvel desmontável que dispensa ferramentas e manual de instruções. Apresenta sistema de montagem fácil e intuitivo, com travamento em parafuso borboleta.

Buffet Brise-Soleil

Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Profissional

Design Gustavo Bittencourt (Rio de Janeiro, RJ)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – O buffet Brise-Soleil foi inspirado nos brises e obras realizadas entre os anos de 1930 e 1960, sendo, uma homenagem a este elemento da nossa arquitetura.

Banco Ratoeira

Categoria: Móveis para Área Externa | Modalidade: Profissional

Design: Mariana Betting Ferrarezzi e Roberto Hercowitz, Em2 Design (Rio de Janeiro)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – O design dessa peça se dá pela “alavanca” feita entre os pés e o assento. A madeira maciça foi arredondada e boleada, garantindo suavidade contemporaneidade ao projeto.

Pisac/Nimbos

Categoria: Móveis para Escritório e Home-Office | Modalidade: Profissional

Design: Ernesto Torriano (Córdoba, Argentina)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – A prateleira para biblioteca Pisac  procura setorizar espaços de escritório ou kitnets. Ela usa um sistema em módulos “H” e pequenos armários assimétricos independentes.

Escada e Mancebo Girafa

Categoria: Acessórios Domésticos | Modalidade: Profissional

Design: Noemi Saga e Fernando Kazuo Ikeda – Nomina Design (São Paulo, SP)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – É um móvel versátil e prático, cujo nome explicita sua função: alcançar lugares mais altos de maneira eficiente e segura. Além de ser uma peça útil, também funciona como artigo de decoração e pode ser utilizado como banquinho, mancebo, escada ou como a imaginação desejar.

Luminária Anatole

Categoria: Iluminação | Modalidade: Profissional

Design: Carlos Alberto Gritenas Quiroga (Santos, SP)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Trata-se de uma luminária decorativa de chão, que produz luz indireta. Seu design foi criado para produzir uma iluminação cênica, que ajude a evidenciar a própria forma da luminária. Essa mesma forma permite direcionar a luz para diferentes locais, conforme se gira a luminária.

Solem

Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Indústria

Design Gabriela Kuniyoshi e Vinícius Lopes (Estúdio Ninho) para Móveis Reeps (Lajeado, RS)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – Uma peça de múltiplas funções. Ao mesmo tempo em que desempenha a função de espelho, também soma as funções de mesinha de apoio, porta-objetos e luminária. Acionada por uma cordinha liga/desliga, proporciona luz indireta e agradável. Tem apenas duas pernas e fica apoiada em ângulo na parede.

Banco Fragata

Categoria: Móveis para Sala de Estar e Jantar | Modalidade: Estudante

Design: Dimitrih Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – O banco alto de bar Fragata traz um sistema simples e independente de regulagem da altura do apoio para os pés, inspirado nas cordas das embarcações. A geometria do objeto com linhas oblíquas remete aos navios fragata, assim como a vista lateral do banco, inspirada no perfil da ave de mesmo nome.

ICZERO2

Categoria: Móveis para Área Externa | Modalidade: Indústria

Design Indio da Costa Design para PNAPLES (Rio de Janeiro, RJ)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – A ICZERO2 é uma cadeira com formas sinuosas, orgânicas e, ao mesmo tempo, alongada e perfilada. A peça é injetada em polipropileno com assistência de gás. Resistente aos raios UV, a cadeira pode ser usada em ambientes internos e externos.

Coifa Pura

Categoria: Acessórios Domésticos | Modalidade: Indústria

Design Davide Adriano e Gabriele Adriano com equipe PED Cinex para Cinex (Bento Gonçalves, RS)

Salão Design 2015

Menu mix – Dicas – A coifa é prática, com design diferenciado, possibilitando a personalização de cores e medidas para se adequar a sua cozinha. É a primeira coifa do mundo a ter cinco filtros, um em cada lado do produto, possibilitando maior e melhor purificação do ar. Pode ser suspensa sobre uma ilha ou fixada na parede.

 

Fonte: Google Imagens; (+info) 

 

Eu sou apaixonada por design!
Não
vejo a hora de ver essas peças de pertinho na DW! São Paulo Design Weekend na próxima semana.
E você? Estão ansiosas para ver as novidades e tendências de 2016?

Caso você tenha outras dicas e inspirações de design, nos envie que vamos publicar.

 

Curta o facebook e acompanhe o instagram! Não perca as novidades!